quarta-feira, 27 de junho de 2012

Alforria

Podemos dizer que atualmente as teorias demonstram que os processos de gestão, planejamento, tomada de decisões e implementação de políticas públicas estão ligados à 'transformação' da forma de como se administratar as organizações públicas, será que é isso o que vemos? Infelizmente nesse álbum podemos ver um péssimo retrato estampado que mostra a imagem de algumas de nossas instituições, as entrelinhas dizem o que você vê ou não no dia-a-dia, nem é preciso citar especificamente um ou outro órgão, a realidade ainda é bem generalizada, salve raras exceções, em geral os gestores não possuem capacidade técnica, o pessoal é desqualificado e a estrutura é precária, morosa e inflexível. Isso te faz lembrar algum lugar? A mim sim, lembro da Grande Família, do Lineu na típica repartição pública com um chefe sanguessuga...que não faz nada a não ser assinar os documentos, é incompetente e acomodado, além de utilizar a força da máquina para favorecimento próprio e de seu grupinho político...ou ainda que enriquece ilicitamente, e seus olhos  brilham com a mesada a entrar? Falei alguma mentira? Não sou a Madre Tereza nem o mais competente tecnocrata do governo...mas não posso deixar de expressar minha indignação e relatar histórias verdadeiramente construídas...
Então nativo, não espere que nessa tribo você seja o cacique...não e não, porque não serás, pense que mérito e competência não lhe trará benefícios como reconhecimento ou promoção, promove-se o mais infame dos seres, o puxa-saco, o bobo da corte e o X-9, forma-se então, o grupo dos analfabetos funcionais, os incompetentes medrosos, aqueles que precisam demonstrar status e poder, pois experiência, liderança e competência passam longe de seus currículos, só contemplam seus cargos, comissionados! 
Não faço apologia para que as pessoas deixem de buscar conhecimento, sou desses, vendido às cobranças do sistema, à multifuncionalidade, a de entender os diversos processos de trabalho, de saber fazer diversas coisas. Eu busco aprimorar meus conhecimentos e estou cada vez mais focado em trilhar um caminho em que a marca maior seja a dos meus pés, digo não ao caminho em que tenho que ser babá de pessoas que só querem preencher seus egos e bolsos. Se é para ser escravo do trabalho, que seja do meu próprio negócio, assim com sucesso ou derrotada vou conseguir levantar e traçar novos rumos. Dane-se a máquina, os incompetentes e seus cargos... Estou certo de que esse mundo já não é mais o meu, os problemas já não são mais de minha responsabilidade e esse contra-cheque já não me faz feliz! Enquanto cidadão estarei sempre lutando por essas mudanças, mesmo que lentas e tardias...ainda tenho fé!

7 comentários:

  1. bateria palmas se tivesse certeza que não iria aparecer ninguem no meu guarto perguntando se ja vi a bloody marry. Mas ta OTIMO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Gui...Me parece que isso é um coquetel?! ou uma tiazona daquelas de arrepiar os pêlos do umbigo? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Políticas públicas... vivo num mundo de pobres políticas públicas, infelizmente. Dia a dia, caminho e me dou conta: "é, Brasil, a hora de mudar já chegou, passou, foi embora, e você nem notou."

    Chega de acomodação! Porque grande questão, meu irmão, pé a seguinte: eu também acredito e tenho fé.
    Mudar é necessário e a hora é já!
    O Brasil, o povo, eu , você, nós. Mudar para melhor. Sempre.

    Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras Paolla...precisamos ter essa latente emoção para transformar as coisas!

    Mais uma vez, obrigado...Abraço

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, sei e o que deve passar na área da saúde. Eu e minha esposa tivemos o conhecimento de uma ONG que atua para ajudar quem deseja realizar transplantes e pela história da fundadora o negócio é feio. Mafiosos e mais mafiosos... muitas clínicas fechadas graças a intervenção séria dessa mulher... O sistema é mal! Seja ele qual for! Sempre haverá sanguessugas, parasitas... Continue nessa "revolta" e nessa fé! Seja diferente e mude o seu mundo! O mundo verá que tem uma outra "alternativa" olhando pa o seu mundo.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Anderson, claramente o sistema é mal, estamos nessa contaste luta, é preciso reconhecer as coisas, as vezes até utilizá-las em prol do acreditamos...

    Abraço,

    ResponderExcluir