terça-feira, 22 de maio de 2012

Chuveiros Queimados


Apesar do título nos induzir diretamente há alguma lembrança dessa situação de ar puro, onde ao entrar no banho, a gente encontra o chuveiro queimado e fica profetizando palavrões de baixo calão e aí pensamos... O que fazer nessa hora? Alguns corajosos tomam banho frio mesmo, outros cogitam esquentar água e se banhar de canecão, há ainda quem cogite a possibilidade de não tomar banho naquele dia... E isso é fato, principalmente em dias frios! Enfim, o objeto aqui não é banho por si só, gostaria de adentrar e refletir sobre todo o processo... Pensemos sobre as possíveis causas para o fato ocorrido, provavelmente a resistência que arrebentou, comprometendo o processo de funcionamento do chuveiro!
Na sociedade é diferente? Então se pensarmos na concepção real dos ‘inúmeros sistemas’ presentes na Sociedade pós-moderna, veremos conceitos e valores cruciais ao entendimento, vivemos a pluralidade cultural que tende ao reducionismo do conceito, há uma gama de ‘culturas minoritárias’, que acaba dificultando a formação de grupos ou classes sociais mais amplas e contra-hegemônicas...
Qual o interesse do modo produção e consequentemente dos grupos ‘dominantes’? Acredito que é a manutenção de culturas de significados e valores que consolidam a lógica sistemática, facilmente interpretada ao chuveiro, quando um mecanismo não funciona, todo processo é comprometido... Na verdade, eles têm consciência que somos fundamentais e parte dessas ‘engrenagens’, afinal praticamente ‘doamos’ nossa força de trabalho as esses detentores dos meios de produção e através de sistemas de significação, instrumentalizados por meio das artes visuais, música, fotografia, cinema, culinária, vestuário, gestos, religião e ciência, somos bombardeados com valores tidos como ‘verdadeiros’, que de um modo geral tendem à ‘padronização’ de comportamentos. 
A chave se dá por meio das relações sociais, enquanto práticas de percepção de nossos sentidos e expectativas, a experiência cultural pode ser a solução material para analisarmos a realidade estrutural, nossa atuação enquanto forças produtivas e o reconhecimento que somos elementos ativos de transformação social, elementos de ‘resistência’.


3 comentários:

  1. Adorei o campo semântico que você criou no fim do texto e a associação que vc fez da sociedade e com resistência do chuveiro. Bem, como sempre de parabéns, fazendo comparações com mto humor. Parabéns, prossiga nessa linha!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito muito legal seu texto! Adorei!
    Parabéns!!

    Paolla

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela apreciação Hugo e Paolla.

    Abraços,

    Reynaldo Loio

    ResponderExcluir