quarta-feira, 16 de maio de 2012

Formação das almas


A formação da sociedade brasileira contemporânea traz consigo múltiplas raízes e influências culturais, dentre as quais podemos destacar as heranças étnicas ibéricas, africanas e nativas fortemente associadas aos ideários burgueses e ao capitalismo moderno. O que podemos dizer dessa junção? O fato é que a atual sociedade brasileira vem passando por transformações sócio-culturais, mas não deixamos de trazer conosco as características contrastantes e contraditórias dessa formação.
Pensando na atual conjuntura político-social, vemos o triste diagnóstico da realidade quase patológica das estruturas do Estado (foco nas instituições, serviços e agentes). Podemos dizer que a Democracia nos serviu de marco histórico para intensificação de ‘nossas vontades’, ou seja, ditadura da maioria, mas ainda temos sérios problemas com a elucidação dos valores, conceitos e princípios por parte sociedade como um todo.
Um tema que faz valer a indignação social, se expressa na questão da corrupção política, presente diariamente nas mídias, essa envolve inúmeros atores sociais, como servidores públicos, políticos, empresários, bicheiros, laranjas, ‘brasileiros em geral’. Na verdade a questão é mais séria do que pensamos, não se trata de um problema restrito as estruturais do poder público, os brasileiros de um modo geral são corruptos e corruptíveis, claro que existem raras exceções, é a história que nos permite analisar essa mestiçagem cultural, onde os valores são de quase tudo invertidos, intensifica-se o indivíduo em detrimento à ordem coletiva, há dificuldade de separar o domínio público do privado e o personalismo se faz valer acima de quaisquer interesses... Cidadania significa ter apenas direitos, basicamente civil e do consumidor!
 Precisamos pensar, analisar e atuar pela mudança, é uma questão fortemente cultural, onde a mudança se dá por meio de processos políticos, sociais e econômicos. Os caminhos são diversos e a escolha é nossa, se a união não faz parte de nossa herança, Por que não construí-la? Deixemos apenas as reclamações e indignações momentâneas, sejamos atores de nossa história e para isso precisamos nos ver enquanto cidadãos plenos, aqueles que possuem inúmeros direitos, mas também deveres...
Será que nossas almas têm salvação? Precisamos apelar para o imaterial?

2 comentários:

  1. Sem sombra de dúvida o melhor texto que já li aqui! Achei ótima a colocação das revoltas momentâneas. A mídia suga os escândalos da corrupção o máximo que pode e por isso não é a mídia que vai fazer alguma coisa. Acho que só dizer que está revoltado, compartilhar frases de efeito no FB e reclamar na fila do banco, por exemplo, não muda muita coisa! O lance mesmo é mudar e como disse Renato Russo: "Se a gente quer mudar o mundo, precisamos primeiro mudar a nós mesmos."

    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Bem escrito e atual!
    http://mardeletras2010.blogspot.com.br/2012/05/vida-no-intervalo-das-musicas.html

    ResponderExcluir