quarta-feira, 28 de março de 2012

Barganha





‘Ato de troca lícita ou ilícita em que apenas uma das partes é favorecida’.

O que podemos dizer sobre a estrutura de nossa saúde pública? Queria começar reafirmando seus fatores positivos (atenção universal, integral, equitativa, etc), mas como estão bem distantes da realidade, prefiro ir direto ao ponto...Não é novidade para ninguém, as disparidades e descasos com os usuários dos serviços públicos de saúde...chega a ser lastimável... A gente se pergunta... Por que o caos está instaurado? ...Poxa, pagamos tantos tributos e impostos que quase 40% do que produzimos é convertido em arrecadação ao governo... Algo está errado, né?
Alguém nos explica por que na maioria das vezes os desafortunados de suas próprias sortes... são amontoados em macas, corredores a fora, no vai e vem de pessoas e profissionais da ‘saúde’! Pare e pense... onde fica o respeito ao ser humano e ao contribuinte? Provavelmente longe dos que precisam e dependem dos serviços...ou será que entram em forma de papel moeda nos bolsos de alguns poucos? E a gente pensa novamente, mas tratam-se de pessoas, seres humanos...da vida. Alguém tem que fazer algo para isso mudar! Afinal, nós somos os atores dessa história e não podemos nos contentar com o papel de arbusto.
Ainda temos o poder... Mesmo que de barganha! O nosso dedo ainda tem alguma função nas primaveras de outubro a cada dois anos... ou quem sabe nossas vozes, é preciso ouvir e se fazer ouvir, o direito é previsto e regulamentado, mesmo com todas as tentativas proferidas para acreditarmos que nossa voz não ecoe numa ou noutra reunião de conselho(s) e/ou de grupos sociais...ainda assim vamos falar e grite se for preciso...busque união entorno de algo plausível ao bem coletivo...faça valer seu(s) interesse(s) ...o outro lado da moeda, os dominantes (políticos, empresários, artistas  e SSs) se unem e vendem a ‘mãe' caso seja necessário, sabe para que? Para poder decidir se nós vamos morrer na maca ou numa enfermaria coletiva...
Falta vontade política... Mas também faltam cidadãos plenamente políticos... A pressão traz resultados... E se for para se render? Vamos lutar para pagar 17, 18 ou 19% de nosso suor de cada dia, ao menos, veremos o sol nascer na praia ou na montanha aos finais cada de semana...  e em busca do equilíbrio!

Reynaldo Loio

3 comentários:

  1. Bom texto Reinaldo! O Blog é uma forma de protesto muito poderoso. Pena que a maioria das pessoas não conseguem ler um texto pequeno e tão prático como esse, preferindo ficar na net se alimentando de porcaria. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade caro Anderson, é uma excelente ferramenta, mas acho que estamos mudando né...mesmo que lentamente! Abraço e obrigado pelo prestígio.

      Excluir
  2. A internet é um ferramenta incrível que pra maioria não serve! Quanto ao texto, quero dois pra viagem, por favor! Achei maior sacada o fim do texto, a forma que foi amarrado, tão sacada quanto o título do blog... ;D Bem vindo!

    ResponderExcluir