quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O triste desequilíbrio


As coisas estão acontecendo de forma acelerada, rápida, às vezes quase imperceptíveis, vivemos um dilema psicofísico de origem crônica, é quase patológico esse estado. Quem será o culpado? O tempo mecânico, a sociedade contemporânea, a era da tecnologia e da informação ou nossa mentalidade, loba.
             Perceba que a história não engana, ao menos para quem a reconhece, vivemos ciclos, ora de apogeu, ora de decadência, me refiro aqui à história humana, cheia de altos e baixos... O fato é que estamos divididos em grupos étnicos, de gênero, de classe social e etc, nos quais alguns poucos estão por cima e outros tantos por baixo.
            É interessante e reflexivo ouvir os discursos dominantes, sempre voltados a um coletivismo forte que chega a ser “emocionante”, me vejo aqui “expectador’, percebam os discursos: - O Brasil se encontra em momento ímpar na história mundial... Em tempos de crise, a política econômica do governo voltou-se para a diminuição de tributos, aumento do consumo e consequentemente da produção...
A“aliança dos grupos mais nobres”: empresários, políticos e mídia trouxeram força, desenvolvimento e estabilidade ao país, isso foi proferido por “um dos nobres”, então quando a economia vai bem o país vai bem? Ai que tá, bem pode até estar, mas para quem? Para os trabalhadores? Desde quando fomenta o endividamento das famílias é ótimo para o país?
Infelizmente, a maioria das pessoas está cada vez mais prisioneiras dos sentidos, vontades e “necessidades” vendidas. Quer dormir? Pode esquecer, o tempo está curto, a galera quer se deliciar com o fantástico chiclete gigante, tão gigante que ele é quem te consome e não vice-versa, podemos dizer que o chiclete é uma droga poderosa, ele tem como composição àqueles “sete pecados capitais clássicos”: luxúria, gula, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça, além dos novos, confesso, não “conhecia”, são eles: experimentos moralmente dúbios, inclusive com células-tronco, uso de drogas, poluição do meio ambiente, agravamento da injustiça social, riqueza excessiva, geração de pobreza e violações bioéticas, enfim, coisas da sociedade da informação e tecnologia, pelo visto o mundo vai acabar em 2012 mesmo, né?
Gente, isso é dual ou eu estou psicótico? Alguns grupos vitoriosos fazem, ou melhor, “mostram” o outro lado da moeda, temos que combater ou nos apegar fortemente as essas “filosofias”, nos implantaram uma indagação estranha, ser ou não ser? A depressão é a doença do século... Bombardearam tanto, que conseguiram... Estamos totalmente vendidos, me deixa correr para comprar meu Smartphone, I-phone, Tablet, I-pad ou sei lá o que... Queremos é comprar, comprar e doar o tempo que nos resta por uma ajuda de custo ou de luxo!


3 comentários: