segunda-feira, 21 de julho de 2014

Heróis

Essa palavra me remete a inúmeros significados e numa tarde qualquer de inverno, sigo vendo um filme com a temática adolescente, vou lembrando o quanto essa fase da vida acaba sendo massacrante para maioria de nós, eis que a trilha principal do filme é uma música fantástica de David Bowie, Heroes, na qual havia marcado outros momentos de minha vida, assim como as vidas daquelas personagens. 
Foi uma associação fantástica ao meu ver, as reflexões são sempre pessoais e marcam de alguma forma nosso sentimento e reflexão sobre as coisas e as situações da vida. Ainda lembro o quanto sofri por não ser igual a maioria dos meus colegas e o quanto foi tortuoso minha insana tentativa de adequação aos padrões, mas não foi um sofrimento em vão, é algo natural do ser humano, tentar ser adequar não passa de um exercício vital de entrega ao sistema. 
Sigo pensando o quanto os "heróis" são introjetados guela a baixo, o quanto querem que acreditemos reconhecer heroísmo em personagens de quadrinhos, salvadores da pátria e até jogadores de futebol, claro isso tudo faz parte de uma estratégia confortante de vitória e glória para pessoas que no geral não conseguirão o querem ou o que sonham ter. 
Eu penso que o heroísmo é entrar no jogo, como quase tudo na vida, onde a gente brinca com o posto, lutando contra as horas que cismam em nos tirar muito mais do que nos dar, não sou fatalista, muito menos pessimista, apenas realista, não adianta brigar com o tempo, ele sempre vai vencer, então, é melhor entrar no jogo, viver o momento, pensar que o passado são histórias acontecidas e o presente se resume na escolha de viver desapegado do ontem e desprendido do amanhã, a vida é uma roleta girando, assim como um relógio e prefiro jogar com isso tudo, mas como?
Se eu tivesse as respostas seria um verdadeiro herói? Então, vou brincando de Cowboy, tentando me manter em cima do touro-vida e o que separa afinal o herói da vida? Será que são apenas os oito segundos? O heroísmo é subjetivo e está dentro de cada um, prefiro pensar que se é preciso se adequar ao tempo, aos minutos, segundos ou até as horas, que seja com muito jogo e luta, a escolha de aprender e tirar proveito do tempo é apenas minha, como disse Carlota o mundo é um moinho e eu, não quero deixar o jogo do tempo triturar meu agora, estamos aqui, não somos daqui, viver é uma condição, então, fecho os olhos e uma trilha me embala, uma trilha me torna o herói do momento, e isso se chama refletir e pensar, isso o tempo não pode tirar mesmo que ele queira...
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário